sexta-feira, 4 de maio de 2012

Sustentabilidade



sustentabilidade é a habilidade de sustentar ou suportar uma ou mais condições, exibida por algo ou alguém. É uma característica ou condição de um processo ou de um sistemaque permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo. Ultimamente este conceito, tornou-se um princípio, segundo o qual o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes não pode comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras, o que requereu a vinculação da sustentabilidade no longo prazo, um "longo prazo" de termo indefinido, em princípio.
Sustentabilidade também pode ser definida como a capacidade do ser humano interagir com o mundo preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras. É um conceito complexo, que gerou dois programas nacionais. O Conceito de Sustentabilidade é complexo, pois atende a um conjunto de variáveis interdependentes, mas podemos dizer que é a capacidade de integrar as Questões Sociais, Energéticas, Economicas e Ambientais.
Com a finalidade de preservar o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras, foram criados dois programas nacionais: o Procel (eletricidade) e o Conpet.
• Questão Social: Sem considerar a questão social, não há sustentabilidade. Em primeiro lugar é preciso respeitar o ser humano, para que este possa respeitar a natureza. O homem é a parte mais importante do meio ambiente.
• Questão Energética: Sem considerar a questão energética, não há sustentabilidade. Sem energia a economia não se desenvolve. E se a economia não se desenvolve, as condições de vida das populações se deterioram.
• Questão Ambiental: Sem considerar a questão ambiental, não há sustentabilidade. Com o meio ambiente degradado, o ser humano abrevia o seu tempo de vida; a economia não se desenvolve; o futuro fica insustentável.
O princípio da sustentabilidade aplica-se a um único empreendimento, a uma pequena comunidade (a exemplo das ecovilas), até o planeta inteiro. Para que um empreendimento humano seja considerado sustentável, é preciso que seja:
  • ecologicamente correto
  • economicamente viável
  • socialmente justo
  • culturalmente diverso





Este é um espaço aberto e dinâmico para divulgar e compartilhar conhecimentos e práticas para a sustentabilidade, desenvolvidos pela rede da sustentabilidade. Seja um colaborador!

O que é sustentabilidade?
Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. 

Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais. 

A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.



















Projeto Biodiesel Osasco chega a 100 mil litros de óleo coletado


Implantado em 2008 pela Secretaria de Meio Ambiente de Osasco, sob a coordenação do secretário Carlos Marx Alves, o projeto Biodiesel Osasco acaba de bater a marca de coleta de 100 mil litros de óleo de cozinha usados, impedindo, assim, a contaminação de rios, córregos e do aterro sanitário por meio do descarte incorreto do fluido em pias, sacolas e vasos sanitários.
Captados em  mais de 800 pontos de coleta na cidade, os 100 mil litros de óleo de cozinha foram encaminhados para a produção de biodiesel na usina da Cooperativa Remodela, localizada em Campinas.
Por meio do projeto Biodiesel Osasco, o óleo de cozinha coletado é transformado em biodiesel, deixando de poluir o meio ambiente, além de contribuir com o desenvolvimento do Brasil no que se refere à produção de biocombustíveis, um combustível mais limpo ambientalmente, com menor emissão de poluentes.
De acordo com o secretário Carlos Marx Alves, o objetivo do projeto é disseminar a responsabilidade de cada cidadão, de modo que todos entendam a importância de suas ações individuais para reverter o processo de degradação ambiental. “Aos poucos estamos chegando a grandes resultados e temos a convicção de que este projeto, somado a todas as ações globais a favor do meio ambiente, trará impactos positivos ao planeta”, afirma.
Desde a implantação do projeto, a cidade de Osasco conta com uma equipe de palestrantes, coletores e gestores que se uniram com o objetivo de conscientizar a população sobre a degradação ambiental causada pelas ações sem planejamento do homem, como a grande poluição dos recursos hídricos, solo e ar, e também sobre as formas de se combater esse problema, incluindo o projeto Biodiesel.
Para estimular a participação da sociedade na campanha, a secretaria também oferece 10 litros de água sanitária ou de detergente, ou ainda 5 litros de óleo de cozinha novo, a cada doação de 50 litros de óleo de cozinha usado.
Dentre os 813 pontos de coleta na cidade estão os instalados em empresas parcerias, como o Osasco Plaza Shopping, Indústrias Anhambi, Hotel Vollare, Belgo Bekaaert e Supermercado Sena.
Em 2010, alunos de escolas municipais, estaduais e particulares também contribuíram com o projeto por meio da “GinKana Interescolar do Projeto Biodiesel”. Entre o 1º e 2º semestre, período em que foram realizadas as gincanas, foram coletados mais de 11 mil litros de óleo. Atualmente, a média mensal, considerando todos os pontos de coleta (escolas, restaurantes, empresas privadas etc) é de aproximadamente 5 mil litros.

Artigo


Bafômetro: pelo direito à vidaProdutor de Água, a boa idéia de Guaratinguetá

Pela primeira vez  60% dos Brasileiros votaram  numa mulher para Presidente

As florestas e o clima


O sonho constitucionalista


O papel da internet nas eleições
 

São Paulo dos nossos filhos


O Poupatempo é de todos
Resíduos da construção civil : problemas ou fonte de renda e materiais ?


Transparência necessária, mas sem distorções
O PARTIDO VERDE E O PODER


A desoneração fiscal, o Fundo de Participação e a situação dos municípios
Meio Ambiente
Santa Casa de São José dos Campos e o SUS
Ventos da mudança: Padre Afonso fala da esperança política
Aposentadoria da mulher policial
Sou um cidadão Mercosulino. Você também.
E agora, Tse?
A democracia pede mudanças
Corrigindo uma injustiça com as Guardas Municipais
Eleições para todos os cargos, no mesmo ano Dep. Fed. Roberto Santiago (SP)
O Continente Branco
Os novos rumos do PV
Manifesto pela libertação de Ingrid Betancourt
A importância de ser um verde planetário
O Melhor Presente de Natal vem da Austrália!

Os 12 Valores dos Verdes


1 – Ecologia
A preservação do meio ambiente, o ecodesenvolvimento (ou desenvolvimento sustentável), a reciclagem e a recuperação ambiental permanente.
 
2 – A cidadania
O respeito aos direitos humanos, o pluralismo, a transparência, o pleno acesso à informação e a mobilização pela transformação pacífica da sociedade.
 
3 – A democracia
O exercício da democracia representativa, através do processo eleitoral e da existência de um poder público eficiente e profissionalizado, combinado com mecanismos participativos e de democracia direta, sobretudo a nível local, através de formas de organização da sociedade civil e conselhos paritários com o poder público.
 
4 – A justiça social
Condições mínimas de sobrevivência com dignidade para todas as pessoas. Direitos e oportunidades iguais para todos. O poder público como regulador do mercado, protegendo os mais fracos e necessitados, garantindo o acesso à terra e promovendo a redistribuição da renda, através de mecanismos tributários e do investimento público.
 
5 – A liberdade
A liberdade de expressão política e cultural, criação artística e informação; o direito à privacidade; o livre arbítrio em relação ao próprio corpo e à iniciativa privada, no âmbito econômico.
 
6 – O municipalismo
O fortalecimento, cada vez maior, do poder local, das competências municipais e das formas de organização e participação da comunidade. Para transformar globalmente é preciso agir localmente.
 
7 – A espiritualidade
A transformação interior das pessoas para a melhoria do planeta. Reconhecendo a pluralidade de caminhos na busca da transcedência, através de práticas espirituais e de meditação, ao livre arbítrio de cada um.
 
8 – O pacifismo
O desarmamento planetário e local, a busca da paz e o compromisso com a não-violência e a defesa da vida. O multiculturalismo.
 
9 – A diversidade
A diversidade, a troca e a integração cultural, étnica e social para uma sociedade democrática e existencialmente rica. Preservação do patrimônio cultural. Contra todas as formas de preconceito e discriminação racial, cultural, etária ou de orientação sexual.
 
10 – O internacionalismo
A solidariedade planetária e a fraternidade internacional diante das tendências destrutivas do chauvinismo, etnocentrismo, xenofobia, integrismo religioso, racismo e do neofascismo, a serem enfrentados em escala planetária, assim como as agressões ambientais de efeito global.
 
11 – A cidadania feminina
A questão masculino/feminino deve ser entendida de forma democrática, avançando no sentido de se conceber uma profunda interação entre os dois pólos nos diversos setores da sociedade, visando uma real adequação às necessidades circunstanciais. Homem e mulher devem buscar, como integrantes do sistema social, mudanças e transformações internas, que venham a se traduzir numa prática de caráter fundamentalmente cooperativo. Maior poder, maior participação e maior afirmação da mulher, dos valores e sensibilidade feminina, além do combate a todas as formas de discriminação machista ou sexista, pôr uma comunidade mais harmônica e pacífica.
 
12 – O saber
O investimento no conhecimento, como única forma de sair da indigência, do subdesenvolvimento e da marginalização para uma sociedade mais informada e preparada para o novo século. Erradicação no analfabetismo, educação permanente a reciclagem do conhecimento durante toda a vida. Prioridade ao ensino básico, garantia de escola pública, gratuita e de qualidade, para todos.